Uma breve história de Patchwork
A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une restos ou novos tecidos com uma infinidade de formatos variados. A história do pachtwork se inicia com os antigos egípcios pois já usavam roupas com técnicas similares. Essa técnica foi utilizada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a Europa Ocidental.
No século XV, foram usadas para fazer tapetes, túnicas clericais e acolchoados. Esta arte chegou nas Américas em meados do século XVII, especificamente nos Estados Unidos e Canadá. Trazida pelos colonizadores, era comum ver colchas feitas de retalhos, já que tecidos eram considerados preciosidade, assim como linhas e agulhas (que eram passadas de mãe para filha).
As técnicas eram transmitidas pelas mães e avós para suas descendentes, assim surgiram muitas tradições relacionadas a tecidos, cores e desenhos. Encontram-se agora, trabalhos no mundo inteiro incluindo o Brasil. A cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de patchwork. "Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork."
Nenhum comentário:
Postar um comentário